Metodologias

Nossa Missão Genuína.

Desenvolver pessoas através de um processo humanizado que as liberte para serem protagonistas de suas vidas e tornarem-se o que realmente desejam ser, aproveitando seus potenciais virtualmente infinitos.

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Protagonismo Humanizado para Resultados Sustentáveis
  • Protagonismo
  • Autoconsciência
  • Autonomia e Escolhas
  • Foco
  • Autocontrole
  • Humanização
  • Resultados

Resultados

Nossa metodologia de trabalho para o aprendizado - Protagonismo Humanizado - visa diminuir a distância que existe entre a nossa autopercepção e a realidade de nossos comportamentos, oferecendo assim a possibilidade de atitudes eficientes e humanizadas (generosas e coletivas), com mais produtividade.

Atitudes são condutas muito poderosas, mas também muito individuais. A vontade de protagonizar a própria vida e carreira é uma decisão de cada um, mas que pode ser estimulada e guiada por estratégias e ferramentas que consistem uma verdadeira transformação pessoal.

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Métodos Vertigo 16

Conheça alguns de nossos métodos próprios para desenvolvimento de pessoas

Eu suponho que liderança uma vez significou músculos, mas hoje em dia significa estar junto com as pessoas. Indira Gandhi

Quem atua como líder lidera gente. A capacitação de profissionais que exerçam ou venham a exercer liderança precisa ser estruturada a partir de um programa que considere a combinação de diferentes áreas de competências comportamentais. A composição final desse programa estará vinculada ao perfil da posição de líder e a cultura organizacional de cada instituição, e na Vertigo 16 entendemos que esse programa pode ser inicialmente representado como a construção de uma casa em 8 etapas (ou 8 módulos, cada um deles associando uma competência da liderança a determinada parte da casa):

Líder é uma posição, é um cargo, um momento. Alguns são líderes o tempo todo, outros “estão” líderes em algumas situações. De qualquer maneira, ser líder deve ser uma escolha consciente, um propósito relacionado diretamente a gestão de pessoas.

Mas afinal, quem está preparado para exercer a liderança?

Líder é alguém que se destaca no grupo por assumir um conjunto de responsabilidades diferenciadas, responsabilidades essas ligadas a dois fatores principais: resultados e gente. Se o estilo pessoal não determina o sucesso de um líder, a qualidade das competências de sua liderança é ponto essencial.

A liderança deve morar dentro do líder, deve ser parte de sua motivação pessoal. Mas ele também deve desenvolvê-la todos os dias. É preciso construir a Casa da Liderança e se apropriar dela.

A 7 – Feedback

Todo feedback é, acima de tudo, um presente, uma ferramenta de desenvolvimento pessoal. E para que seja recebido como um presente, é fundamental que seja sustentado por fatos, e que tenha suas etapas bem definidas , além de seus fluxos, responsabilidades e benefícios, tornando o processo de apropriação do feedback uma via positiva de mão dupla.

A.P.O.I.E. – Comunicação

Comunicação é o que o outro entende. Sendo assim, o dinamismo do dia a dia pede mensagens eficientes e claras para quem as receberá, construídas com estrutura e objetividade. Esse é o ponto-chave do método A.P.O.I.E.

C.A.L.M.A – Gestão de Conflitos

Conflitos são inerentes ao convívio humano e suas resoluções também devem ser. Desatar nós é uma das qualidades mais importantes de quem exerce a liderança, seja com pessoas ou com projetos.

N.O A.L.V.O – Foco em resultados

Pés no chão e foco nos objetivos. Sabemos que organizações – sejam elas privadas, públicas ou do terceiro setor – precisam de resultados. E também sabemos como desenvolver pessoas para conduzir outras pessoas em direção à entrega eficiente desses resultados.

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Instrumentos de Autoconhecimento

Os constantes processos de autoconhecimento tem se tornado cada vez mais um fator diferencial no desenvolvimento de indivíduos, tanto no ambiente profissional quanto pessoal.

Aprofundar a consciência que temos de nós mesmos - nossas forças, armadilhas, pontos de destaque e de melhoria - auxilia nossas tomadas de decisões e potencializa nossa inteligência emocional e capacidade de gerar relacionamentos.

Instrumento de autopercepção para identificação da predominância dos quadrantes cerebrais (lógico, pragmático, sensitivo e reflexivo) em sua forma de se relacionar, de aprender, de solucionar problemas, enfim, de se comportar e agir.
Baseado nas pesquisas de Edgar Chain, este instrumento busca ajudar pessoas a se conhecer e reconhecer aqui que pode auxiliá-las na escolha da carreira e dos trabalhos que o farão mais felizes, identificando os elementos que cada pessoa não abre mão de encontrar nas tarefas profissionais que executa, e que quando suprimidos fazem com que muitas vezes ocorra perda de satisfação no trabalho e perda de produtividade.
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Valorização do Aprendizado

Os participantes dos treinamentos, workshops e palestras realizados pela Vertigo 16 receberão nosso certificado referente a sua participação nos eventos, valorizando para sempre a experiência e o aprendizado adquiridos.

Certificado
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