COMO O RH PODE CONTINUAR AJUDANDO AS PESSOAS A FAZEREM A GESTÃO PROFISSIONAL À DISTÂNCIA?

No mundo atual, é cada vez mais importante que as pessoas saibam gerir suas próprias carreiras e sua vida profissional. Como parte importante desse processo, o RH tem o dever de ajudá-los nessa tarefa, mas fica a dúvida: Como fazer isso à distância?

Para que os profissionais de Recursos Humanos estejam preparados, separamos nesse artigo os seguintes tópicos:

- O que é gestão da vida profissional ou gestão de carreira?

- Como fazer a gestão da vida profissional?

- O que muda na gestão de carreiras com o trabalho remoto?


O que é gestão profissional ou gestão de carreira?


Segundo a Profa. Dra. Elza Veloso, da FIA-USP, a gestão de carreiras consiste no planejamento e execução da vida profissional do indivíduo. Ou seja, ela engloba todas as escolhas e estratégias que as pessoas vão adotar ao longo dos anos para concretizar seus objetivos profissionais. 

Até pouco tempo, essa era uma tarefa relegada aos departamentos pessoais das grandes corporações. A empresa determinava as habilidades e competências que desejava de seus trabalhadores para que eles passassem para a “próxima fase”, no próximo nível hierárquico da corporação.

A globalização e o dinamismo das tecnologias digitais alteram esse panorama, a forma organizacional das corporações mudou drasticamente. Aquele funcionário que “fazia carreira” quase não existe mais. É preciso assumir uma postura ativa em relação à própria gestão profissional.

Para isso, precisamos definir os objetivos de nossa carreira, metas e o caminho a ser traçado em nossa vida profissional. Embora as escolhas estejam atreladas ao campo do indivíduo, as equipes de RH podem ajudar, guiando e orientando o melhor caminho e estratégia.

Como fazer a gestão da vida profissional?

Gerir a vida profissional requer uma postura ativa. De maneira geral, a formação profissional e a obtenção de um emprego estável não são mais as finalidades do indivíduo em sua carreira, mas os meios para se atingir as metas estabelecidas. 

O trabalho representa uma grande e importante parte das nossas vida, sendo responsável pelo bem-estar financeiro, mas também pela inserção e percepção das pessoas na sociedade. 

Além da expertise e da formação técnica necessária ao desenvolvimento das demandas específicas das diferentes áreas, a inteligência emocional é parte fundamental da vida corporativa no mundo contemporâneo. A busca por autoconhecimento é fundamental para a gestão de carreiras. Assista agora mesmo no nosso blog ou no nosso canal do Youtube, nossos vídeos sobre Inteligência Emocional: https://youtu.be/lmTWE2GdXY8 e https://vertigo16.com.br/jogando-conversa-dentro/single/inteligencia-emocional

Saber quais são seus pontos fortes e características de personalidade é extremamente importante na hora de traçar planos e metas para sua carreira. Existem diversos testes e técnicas que nos ajudam nessa jornada, tais como: MBTI, Âncoras de Carreiras, Preferência Cerebral, DISC, entre outros. Acesse nosso site e saiba mais sobre alguns desses instrumentos. 

O feedback e avaliações de desempenho instrutivas também são elementos centrais ao desenvolvimento pessoal e a gestão de carreira. Pedir avaliações constantes e agir nos focos em que se exige melhorias são habilidades muito valorizadas e necessárias para se conquistar posições no mundo corporativo.

Por fim, cultivar um bom relacionamento interpessoal é imprescindível na vida profissional. Essa capacidade, que muitas vezes é subvalorizada, é indispensável para seu sucesso profissional. Trata-se de ter um bom network, uma boa rede de relacionamentos; nesse caso, mesmo que você não seja a pessoa que “sabe tudo”, diante de algum desafio você sempre conhecerá alguém que sabe como resolvê-lo e poderá rapidamente acionar esse contato.


O que muda na gestão de carreiras com o trabalho remoto?

O trabalho remoto está transformando o panorama da gestão de carreiras, embora as mudanças sejam menores do que se poderia imaginar à primeira vista. As habilidades essenciais à vida profissional mantêm-se praticamente inalteradas, agregando um aumento da importância da adaptabilidade e da tecnologia na vida cotidiana dos profissionais. 

Momentos atípicos como o que estamos vivendo, com um cenário econômico incerto e o aumento do desemprego e da concorrência do mercado de trabalho podem ser difíceis. 

Por isso, o papel do RH é imprescindível nesse contexto. A gestão de pessoas, de talentos, a motivação e o direcionamento dos recursos humanos são especialmente necessários em um tempo de mudanças, de necessidade de capacitação e de direcionamento em todas as empresas. 

Nesse sentido, os profissionais de RH são os grandes aliados dos empregadores e colaboradores para enfrentar as dificuldades e aliar focos e metas empresariais com a gestão das carreiras profissionais dos trabalhadores.


Comentários
  • Nenhum comentário nesse post, seja o primeiro!
Comentários