Nossas Soluções
Saiba o que podemos oferecer.
Nosso trabalho consiste em mergulhar fundo para entender e analisar cada indivíduo que forma o ecossistema de uma empresa ou instituição para, então, oferecer as soluções que mais se adequam ao ambiente, às equipes e necessidades de cada pessoa.
Quer saber mais? clique aquiAssessments e Processos de Autoconhecimento
O primeiro passo para todo trabalho de desenvolvimento de pessoas é investir no autoconhecimento, no mapeamento de perfis, competências e pontos de melhoria. Os trabalhos relacionados a assessment podem realizados para:
- Assertividade na escolha de candidatos em processos de seleção;
- Identificação do potencial e melhor capacitação de profissionais que já atuem em determinadas posições;
- Definição de movimentos de sucessão.
Com o auxílio de ferramentas consagradas de autopercepção, buscamos diagnósticos precisos sobre os pontos fortes e desafios de cada indivíduo, para então traçar juntos um plano de ação rumo ao protagonismo. Os trabalhos de Assessment são realizados inicialmente em três etapas principais (presencial ou on line):
-
1Estudo da posição e alinhamento com a liderança para entendimento das competências a serem observadas
-
1.1Descrição de cargo. (Entrevista presencial)
-
-
2Mapeamento comportamental e técnico através de instrumentos (Birkman, DISC, EQ-i 2.0, entre outros), entrevistas por competências e avaliações 360º (para projetos de capacitação e sucessão)
-
2.1Devolutiva individual. (online / presencial)
-
-
3Preparação e apresentação de relatório final
-
3.1On line / presencial
-
Já os Processos de Autoconhecimento podem ser realizados em trabalhos coletivos (como programas de liderança corporativos e workshops em grupo) ou em projetos particulares através de sessões e devolutivas individuais, também com o apoio de instrumentos como:
-
1MBTI – Myers-Briggs Type Indicator
-
2Preferência Cerebral
-
3Âncoras de Carreia
4TKI, DISC, Firo-B, WorkPlace BigFive, TMP, entre outros
Treinamentos e Capacitações Comportamentais
Um excelente profissional – líder ou liderado – é, antes de tudo, alguém capacitado e inteligente emocionalmente. Alguém com autoconhecimento suficiente para cuidar de si mesmo e alta empatia para se relacionar bem com os outros, além de grande senso de protagonismo para entrega de resultados. A Vertigo 16 realiza trabalhos comportamentais através de:
1Construção de projetos de desenvolvimento nos temas:
2Workshops e palestras presenciais e online
3Condução de programas de liderança
A capacitação comportamental que propomos é estruturada a partir de um método que busca respeitar a condição emocional e bioquímica dos participantes (dopamina e serotonina), garantindo a disponibilidade para o aprendizado e exercício do Protagonismo Humanizado para entrega de resultados sustentáveis.
Jogos Vivenciais
Através de atividades indoor ou outdoor, oferecemos a oportunidade de pessoas dos mais diversos níveis e setores organizacionais exercerem papéis dentro de um grupo, percebendo seu potencial de contribuição para a equipe e resultado final de uma tarefa. Esses jogos são criados e conduzidos por especialistas altamente capacitados para extrair o máximo de insights e aprendizado de cada jogo antes, durante e após sua realização.
A aplicação e utilização de Jogos Vivenciais em projetos de desenvolvimento de pessoas promove a mudança comportamental através da prática, criando perspectivas sólidas de crescimento individual e em grupo.
Eles podem ser utilizados como parte integrada de um programa de desenvolvimento de pessoas ou como atividade exclusiva dentro de um evento corporativo.
1Integração de pessoas e trabalho em equipe
2Exercícios e desenvolvimento de competência
3Mapeamento de pontos de desenvolvimento, comportamentos e atitudes
4Aprimoramento de comportamentos ligados à liderança
5Oportunidade de energização e celebração em equipe
Jogos vivenciais aplicados pela Vertigo 16:
As cidades são prova da engenhosidade humana. Organismos vivos que replicam a rotina das empresas. O objetivo deste jogo é construir maquetes de uma ponte, uma "rede elétrica" e um painel luminoso, na sala plenária.
No final, um trem – que até então os participantes não sabem que existe – cruzará a ponte e acionará a rede elétrica, que acenderá o painel luminoso. Neste painel, aparecerá mensagem escolhida pelo cliente.
Inúmeras customizações podem ser feitas no jogo Metrópole, desde gestão dos custos dos projetos até a troca de integrantes, passando por foco no cliente e adaptação às mudanças.
É um desafio de planejamento, trabalho em equipe, liderança, comunicação, senso de pertencimento e outras competências.
- Duração: 2 a 3 horas (com debriefing).
- Tipo de local necessário: sala plenária ou similar (consulte área mínima).
- Número de participantes: 10 a indeterminado.
A inspiração deste jogo vem da famosa história do enfrentamento entre gregos e persas na batalha das Termópilas e de Maratona. Lições de estratégia, liderança e senso de pertencimento permeiam a experiência.
Em equipes, definidas por afinidade com as tarefas do jogo, montam as defesas de uma “cidade”: catapultas, lanças e escudos, embarcações etc. Além disso, toda a administração das suas forças fica por conta de generais, estrategistas, mensageiros etc.
A comunicação visual do exército também tem de ser criada, dando unicidade a tudo.
Materiais, ferramentas e informações são compartilhados, pedindo comunicação e sinergia entre os times para aproveitar bem os recursos. No final, todos operam suas criações e veem seus esforços ganhando vida.
A Arte da Guerra desafia, também, o planejamento estratégico, a gestão de recursos, a liderança e a capacidade de inovação.
- Duração: 3 a 4 horas (com debriefing).
- Tipo de local necessário: área externa espaçosa, preferencialmente verde.
- Número de participantes: 30 a 200.
Um time, vários trajetos e uma expedição memorável que trabalha conceitos de accountability, comunicação, interdependência, planejamento, gestão de recursos e senso de pertencimento. Uma dose de liderança completa o jogo.
O Expedição traz tudo isso num elaborado exercício de "arqueologia", onde times de campo são comandados por outro, via rádio, em trajetos cheios de aventura, onde vão obter informações e objetos de uma "tribo perdida".
Cada participante escolhe seu papel e seu modal de transporte, incluindo 02 times que ficam no hotel; um para montar a “exposição” e outro pra comandar tudo via rádio. No final, uma exposição arqueológica materializa os esforços de todos.
- Duração: 3 a 4 horas (com debriefing).
- Tipo de local necessário: área verde grande, com trilhas (se houver lagos ou represas, melhor ainda!)
- Número de participantes: 30 a 200.
Um dos nossos jogos mais inovadores, ele usa a cidade como território de aprendizado.
Resolvendo enigmas e fazendo provas relacionadas aos temas do cliente, as equipes partem do hotel, exploram a cidade e voltam. Pode ser competitivo, colaborativo ou misto.
Vários recursos digitais podem ser usados, de GPS a redes sociais, criando uma forma moderna de jogar.
Museus, parques, supermercados... tudo é cenário pra exercitar a alta performance, o planejamento estratégico, a diversidade, a negociação e o trabalho em equipe.
O Super Tour ainda traz um benefício interessante; conhecer a cidade de um modo inédito, mesmo pra quem vive nela.
- Duração: 3 a 4 horas (com debriefing).
- Tipo de local necessário: sob consulta, no geral espaços urbanos.
- Número de participantes: 03 a 50.
Em meio à natureza, enfrentando uma série de desafios, equipes navegam por trilhas, usando mapa, bússola e suas melhores competências. Planejamento, trabalho em equipe, comunicação, inteligência emocional e liderança são algumas delas.
Ao longo do trajeto, provas especiais podem ser inseridas, trabalhando conteúdos específicos, desde informações comerciais à questões de comportamento. Navegação, cálculo de tempo e aferição de distâncias dão o plano de fundo para uma experiência relevante e divertida.
A regularidade das equipes é medida nos check points, considerando até os segundos.
- Duração: 3 a 4 horas (com debriefing).
- Tipo de local necessário: área verde com trilhas, estradinhas e afins.
- Número de participantes: 10 a 500.
São 4 rodas e um bravo trio a bordo de veículos off-road: um navegador, um cronometrista e um controlador de distância vivenciam a aventura de um rali.
O trabalho em equipe, a comunicação constante - e outras competências que podem ser inseridas - são vivenciados a cada curva e bifurcação no caminho. Provas especiais customizadas completam a empreitada, dando aos participantes um dia de emoção e aprendizado em meio à natureza.
Um sistema de computação afere a performance de todos os carros e cria um ranking (opcional).
- Duração: 3 a 4 horas (com debriefing).
- Tipo de local necessário: hotel fazenda ou similar, com estradas no entorno (consulte-nos se precisar de sugestões de locais com essas estruturas).
- Número de participantes: 09 a 90.
Inspirado nas Grandes Navegações do século 16, este jogo recria uma empreitada desafiadora: construir embarcações e beneficiar especiarias para fornecimento além-mar.
Todos têm um posto de protagonista nesta aventura, onde um projeto comercial vai desafiar competências como inovação, liderança, foco no cliente, gestão de recursos, senso de pertencimento, trabalho em equipe etc.
Ao final, todas as equipes assistem seu/sua remador(a) cruzar o “atlântico” (piscina ou lago), levando a bordo o trabalho de todos. Nós seremos os “clientes” e avaliaremos os produtos e a qualidade de entrega da esquadra. Da segurança ao modo que a equipe trabalhou, tudo é debatido no debriefing.
- Duração: 2 a 3 h (com debriefing).
- Tipo de local necessário: hotel com piscina, lago, represa ou mar calmo.
- Número de participantes: 15 a indeterminado.
Processos de Aceleração da Performance Pessoal
Os Processos de Aceleração da Performance Pessoal são compostos por quatro diferentes métodos que focam em um único objetivo: desenvolver pessoas e acelerar com solidez e sustentabilidade a evolução da performance dentro das organizações e no cotidiano das pessoas.
Eles são divididos em Coaching, Mentoria, Counselling e UniverSelf Journey. Cada um desses métodos trabalha com diferentes abordagens para atender a determinadas expectativas e objetivos, diferentes perfis e tipos de atuação, bem como foco em curto ou longo prazo.
Os PAPP (Processos de Aceleração da Performance Pessoal) realizados pela Vertigo 16 seguem, prioritariamente, uma metodologia própria chamada OIEA® Uplift Program, conforme descrição abaixo:
-
1 - Objetivos
Definição inicial de metas e objetivos pessoais
-
2 - Investigação
Aprofundamento do perfil, valores e motivações reais
-
3 - Estruturação
Exploração de caminhos, possibilidades e ideias
-
4 - Ação
Construção de planos de ação e implementação
Coaching
Coaching é um processo que visa explorar os objetivos pessoais do coachee (quem busca o coaching) através de conversas e reflexões que oferecerão a ele uma visão externa que desafie o status quo de suas ideias e de seus paradigmas, ao mesmo tempo em que ofereça suporte para que ele próprio possa decidir qual jornada e planos deseja traçar para sua vida, de acordo com seus sonhos e metas individuais.
O processo é uma parceria onde o coach redefine como o coachee alcançará os resultados que necessita. É uma busca de resultados a curto prazo, com investimento na expansão da autoconsciência do coachee, por vezes através da heteropercepção do coach. Confiança mútua é fundamental.
Mentoria
A Mentoria é direcionada a indivíduos que buscam uma mudança de comportamento, trabalhada a um período de médio a longo prazo. Através de experiências práticas, o processo propõe a autorreflexão dentro de um conhecimento específico, estimulando o desenvolvimento voltado para sua própria jornada.
O objetivo é que o mentorado possa trabalhar internamente seus potenciais, principais dificuldades e barreiras, para alcançar uma transformação pessoal e evoluir para um estágio mais avançado de liderança, com mais responsabilidade e posicionamento estratégico.
Quer saber mais? clique aquiCounselling
Em contraponto a Mentoria, o Counselling é o processo direcionado para intervenções que necessitam de um resultado imediato, geralmente ocasionado por uma situação emblemática que não demanda uma abordagem mais prolongada. Esse método proporciona o acompanhamento e a interação do líder (em posições "C level") com o profissional que conduzirá o processo (counseller), buscando respostas para determinado questionamento prático.
Suas estratégias carregam a união entre soluções e sugestões que devem ser aplicadas rapidamente, sem a necessidade de uma profunda autorreflexão do indivíduo. Por sua vez, mesmo possuindo uma característica imediatista, mantém-se o resultado de promover mudanças reais, de transmitir um conhecimento específico e de forte impacto na vida profissional.
Quer saber mais? clique aquiUniverSelf Journey
Vivemos hoje uma realidade que oferece possibilidades infinitas de conhecimentos no mundo virtual. Qualquer pessoa que tiver um celular e um sinal de internet pode adentrar e usufruir da maneira que achar melhor as informações disponíveis. Porém, saber separar o que é um elemento fundamental para uma vida plena e saudável, evitando desperdício de tempo e energia, pode se tornar uma fonte de geração de angústias, neuroses e obsessões.
O que pode nos fazer acordar e seguir nossas vidas com dedicação, foco e entusiasmo, mesmo passando por um turbilhão de coisas, cheias de possibilidades, problemas, decisões e desafios? A resposta pode parecer simples, mas é conhecer nosso objetivo de vida, nosso verdadeiro propósito no universo.
O UniverSelf Journey é um processo de médio-longo prazo, que guia o indivíduo através do autoconhecimento com aprofundamento psíquico, técnico e analítico, utilizando métodos práticos e provocativos (além de diversos instrumentos e exercícios), para redescobrir sua própria jornada no universo e, principalmente, seu propósito na vida.
VALORIZE SUA EQUIPE
COM O PROGRAMA DE GESTÃO DE EMOÇÕES
Hoje, a saúde emocional é um dos grandes patrimônios das empresas.
Invista nos seus profissionais com a Vertigo 16, ajudando-os a lidarem melhor com seus dilemas e potencialize a excelência em seus resultados!
METODOLOGIA DO PROCESSO EM GRUPO
O formato do programa pode ser personalizado de acordo com a sua demanda.
BENEFÍCIOS
Para o colaborador:
-
Produtividade Pessoal e Coletiva
-
Melhoria nas Relações Pessoais e Profissionais
-
Soluções de Problemas Internos e Externos
-
Otimização do Tempo e Energia Pessoal
-
Qualidade do Sono
-
Saúde Física, Psíquica e Emocional
Para a empresa:
-
Produtividade dos Líderes e das Equipes
-
Resultados Sustentáveis
-
Retenção de Talentos
-
Redução de Comportamentos Negativos
-
Capacitação para Lidar com os Problemas
-
Gestão de Crises
- Expertise e conhecimentos consolidados em desenvolvimento de pessoas dentro do contexto corporativo, especialmente temas comportamentais e processos de autoconhecimento, com periódicas atualizações de métodos, dinâmicas e conteúdos;
- Equipe com sólida formação em metodologias de fomento da saúde emocional, seja por meio da psicanálise, clarificação de propósitos na vida ou processos de Coaching e Mentoria com constantes estudos de aperfeiçoamento;
- Aplicação de metodologias próprias, construídas a partir da experiência obtida na atuação corporativa e nos processos de análises individuais, tais como “UniverSelf Journey®”, “OIEA® Uplift Program®”, método “C.A.L.M.A.®” de gestão de conflitos, entre outras.
POR QUE A VERTIGO 16 ESTÁ CAPACITADA A ATUAR NESSA ÁREA?
PROTAGONISMO HUMANIZADO PARA RESULTADOS SUSTENTÁVEIS
O Programa de Calibração Emocional está alinhado à filosofia da Vertigo 16. A identificação dos dilemas emocionais é o ato de diminuir a distância que existe entre a nossa autopercepção e a realidade de nossos comportamentos, oferecendo assim a possibilidade de atitudes eficientes e coletivas, com mais virtude e produtividade.
UMA RELAÇÃO DE PARCERIA COM NOSSOS CLIENTES
-
Com o apoio da equipe da Vertigo 16, conseguimos equilibrar melhor o espectro emocional e o clima da equipe, em meio a um momento bastante intenso de exigências profissionais.
Pierry Cöni, Head de Marca L’Occitane en Provence
-
A parceria com a Vertigo 16 tem sido fundamental para apoiarmos os profissionais da empresa que querem desenvolver suas competências comportamentais e seu equilíbrio emocional, e isso se reflete diretamente na melhoria de suas atitudes e qualidade de vida.
Patrícia Clemente, Gestora Administrativa e de Desenvolvimento da Gestão da Sabesp
-
Realizamos alguns trabalhos em grupo com a Vertigo 16 de maneira a oferecer apoio emocional para pessoas que estavam enfrentando os desafios do trabalho remoto e que impactavam suas performances pessoais, e isso auxiliou muito a busca do equilíbrio entre suas rotinas corporativas e familiares.
Eduardo Lopes, Head de Finanças e Operações da Agbitech
Todas as informações e experiências dos participantes no programa são preservadas.