Metodologias
Métodos Vertigo 16
Conheça alguns de nossos métodos próprios para desenvolvimento de pessoas
Quem atua como líder lidera gente. A capacitação de profissionais que exerçam ou venham a exercer liderança precisa ser estruturada a partir de um programa que considere a combinação de diferentes áreas de competências comportamentais. A composição final desse programa estará vinculada ao perfil da posição de líder e a cultura organizacional de cada instituição, e na Vertigo 16 entendemos que esse programa pode ser inicialmente representado como a construção de uma casa em 8 etapas (ou 8 módulos, cada um deles associando uma competência da liderança a determinada parte da casa):
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1) Alicerce
O papel do Líder (Responsabilidades, escolhas e propósitos)
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2) Porta
Autoconhecimento (Perfil individual, forças e pontos de desenvolvimento)
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3) Caixa D'água
Flexibilidade e Servidão (Adpatabilidade e estilos de liderança adequados às necessidades dos liderados)
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4) Antena
Comunicação (Assertividade, definição de papéis e gestão de percepções)
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5) Painel Solar
Entusiasmo e Energização
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6) Paredes
Trabalho em Equipe (Alinhamento, aproveitamento da diversidade e construção da confiança)
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7) Janela
Desenvolvimento de Pessoas (Orientação, feedback e coaching)
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8) Telhado
Referência e Exemplos (Atitudes e valores)
Líder é uma posição, é um cargo, um momento. Alguns são líderes o tempo todo, outros “estão” líderes em algumas situações. De qualquer maneira, ser líder deve ser uma escolha consciente, um propósito relacionado diretamente a gestão de pessoas.
Mas afinal, quem está preparado para exercer a liderança?
Líder é alguém que se destaca no grupo por assumir um conjunto de responsabilidades diferenciadas, responsabilidades essas ligadas a dois fatores principais: resultados e gente. Se o estilo pessoal não determina o sucesso de um líder, a qualidade das competências de sua liderança é ponto essencial.
A liderança deve morar dentro do líder, deve ser parte de sua motivação pessoal. Mas ele também deve desenvolvê-la todos os dias. É preciso construir a Casa da Liderança e se apropriar dela.
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Agendamento
Definir previamente a data, hora de início e previsão de término
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Aquecimento
Iniciar a conversa com um “quebra-gelo”, de acordo com o perfil da pessoa
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Alinhamento
Definir os assuntos e temas
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Apresentação dos FATOS
Informar onde se sustenta o feedback
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Audição
Escutar a pessoa que recebeu o feedback
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Ação
Desenhar um plano de atividades a partir do feedback
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Agradecimento
Reconhecer o esforço de quem recebeu o feedback
Todo feedback é, acima de tudo, um presente, uma ferramenta de desenvolvimento pessoal. E para que seja recebido como um presente, é fundamental que seja sustentado por fatos, e que tenha suas etapas bem definidas , além de seus fluxos, responsabilidades e benefícios, tornando o processo de apropriação do feedback uma via positiva de mão dupla.
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APOIE
Acerto do foco (o que irei comunicar?)
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APOIE
Percepção inicial (o que eu sei ou penso disso?)
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APOIE
Organização do fluxo e análise de perfis (de quem para quem se dará a comunicação?)
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APOIE
Infraestrutura da comunicação (como verbal, escrita, visual e onde e quando será feita essa comunicação?)
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APOIE
Escuta ativa do entendimento + ajustes (o que se quis comunicar foi realmente compreendido?)
Comunicação é o que o outro entende. Sendo assim, o dinamismo do dia a dia pede mensagens eficientes e claras para quem as receberá, construídas com estrutura e objetividade. Esse é o ponto-chave do método A.P.O.I.E.
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CALMA
Controle de vaidade
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CALMA
Alinhamento de objetivos
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CALMA
Levantamento de hipóteses
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CALMA
Mobilização de recursos
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CALMA
Acordo de ouro
Conflitos são inerentes ao convívio humano e suas resoluções também devem ser. Desatar nós é uma das qualidades mais importantes de quem exerce a liderança, seja com pessoas ou com projetos.
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NO ALVO
Notificação de metas
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NO ALVO
Ordenação dos planos
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NO ALVO
Acompanhamento das ações
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NO ALVO
Levantamento das necessidades
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NO ALVO
Verificação dos resultados
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NO ALVO
Orientação das pessoas
Pés no chão e foco nos objetivos. Sabemos que organizações – sejam elas privadas, públicas ou do terceiro setor – precisam de resultados. E também sabemos como desenvolver pessoas para conduzir outras pessoas em direção à entrega eficiente desses resultados.
Instrumentos de Autoconhecimento
Os constantes processos de autoconhecimento tem se tornado cada vez mais um fator diferencial no desenvolvimento de indivíduos, tanto no ambiente profissional quanto pessoal.
Aprofundar a consciência que temos de nós mesmos - nossas forças, armadilhas, pontos de destaque e de melhoria - auxilia nossas tomadas de decisões e potencializa nossa inteligência emocional e capacidade de gerar relacionamentos.