Entenda como o RH designa um papel significativo ao gerir cada setor da empresa, principalmente, diante de uma crise.

A importância de uma área de Pessoas (RH) com atuação forte e estratégica em tempos de crise


Toda instituição é formada por pessoas, são elas que produzem os resultados essenciais para o fortalecimento da empresa. A partir dessa realidade, é necessário enxergar que a área de Recursos Humanos (especialmente em sua vertente de DHO – Desenvolvimento Humano e Organizacional) designa um papel significativo ao gerir cada setor, principalmente, diante de uma crise.


Ao passar por um período de instabilidade, o RH de uma empresa deve ser estratégico e precisa agir minuciosamente, analisando o contexto atual e conduzindo pontos importantes como engajamento de pessoas, produtividade, comunicação eficiente, clima organizacional e assim por diante. Sua responsabilidade é também a de preservação do capital humano, cuidando do bem-estar de todos os profissionais.


Do início ao fim, a gestão de crise deve ser trabalhada para garantir que as soluções assegurem que os impactos sejam controlados, fortalecendo a empresa internamente e saindo desse cenário da melhor maneira possível.


Quais são as frentes que o RH pode atuar na crise?


O poder de uma comunicação eficiente


A comunicação é o princípio básico de um bom relacionamento, é a ação de passar mensagens eficientes e claras para quem vai receber. Objetividade é a palavra-chave. Se sua importância é enorme no dia a dia, em tempos de instabilidade, ela é ainda maior.


Toda situação difícil pode ser assustadora para os colaboradores, é um momento de incertezas e inseguranças que levam todos ao desequilíbrio. O RH é responsável por fazer a conexão entre a instituição e seus funcionários, desenvolvendo estratégias de comunicação que carreguem segurança, clareza e que reforce os valores da empresa. 


Um diálogo transparente é a base para preparar os próximos passos, passando uma mensagem tranquilizadora, mantendo a equipe unida e engajada a continuar seus esforços diários.


O método A.P.O.I.E, desenvolvido pela Vertigo 16, consiste em 5 pilares para uma comunicação eficaz: acerto do foco, percepção inicial, organização do fluxo de perfis, infraestrutura da comunicação e escuta ativa do entendimento. Através destes pontos, é possível transformar a comunicação diária em mensagens centradas com objetividade. Saiba mais através do nosso canal de Youtube: https://bit.ly/vertigo-apoie


Investir nos colaboradores é investir na empresa


Um dos quadros mais complexos é o questionamento de como manter a produtividade e o engajamento na crise. Sair do procedimento padrão, investindo em novas alternativas como fomentar a oportunidade de poder se aperfeiçoar, contribui para que a percepção dos profissionais seja positiva.


A criação de ações como programas de desenvolvimento através de palestras e workshops online, incentivam os colaboradores a melhorarem seus processos, a crescerem profissionalmente e a manterem a produção contínua. Com uma equipe motivada, é possível seguir a jornada da empresa no momento de instabilidade de maneira mais segura, contando com todos focados em manter os resultados.


Oferecer oportunidades de autoconhecimento, seja através de instrumentos de assessment ou de feedbacks eficazes, também constrói o sentimento de valorização individual e portanto também organizacional, ampliando tanto o engajamento como a qualidade da produtividade das pessoas.


Instrumentos de autoconhecimento utilizados pela Vertigo 16, como MBTI®, Preferência Cerebral ou Âncoras de Carreira, contribuem para o desenvolvimento do funcionário, tanto no ambiente profissional quanto no pessoal. Eles são focados em fazer um aprofundamento de consciência própria para entender as forças, as armadilhas, os pontos de destaque e até mesmo, os que precisam ser trabalhados. 


Também é possível utilizar o método de Feedback A7®, que consiste em preparar a empresa, o RH e seus líderes para aplicarem esta ferramenta como outro caminho importante para o desenvolvimento pessoal dos seus colaboradores. Confira aqui, como funciona esta metodologia criada pela Vertigo 16: https://bit.ly/vertigo-feedback



Fortaleça a cultura organizacional


Em qualquer gestão de crise, a cultura organizacional precisa ter estratégias estruturadas para consolidar os valores da empresa, projetando em seus colaboradores a confiança e reforçando o laço de união entre todos.


É necessário criar um elo de comunicação frequente com cada profissional, reconhecer suas conquistas, enviar feedbacks, sempre gerando incentivo com o objetivo de reforçar a produtividade e a mensagem de que seus líderes estão prezando a todo momento pela equipe.



O capital humano é parte vital de toda empresa. Dentro de uma crise, se ele não estiver como prioridade no plano estratégico, pode virar um problema tão grande quanto questões financeiras. 


São as pessoas que fazem a empresa progredir; sem comprometimento, o impacto do momento poderá ser muito maior, prejudicando resultados ou até gerando perda de talentos treinados internamente. É aqui que o RH deve atuar diretamente, desenvolvendo ações específicas para superar os desafios e manter a instituição o mais segura possível, utilizando criatividade, respeito e cuidado especial com cada um de seus colaboradores.


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