COMO MANTER O DESEMPENHO E O DESENVOLVIMENTO DOS SEUS COLABORADORES NO HOME OFFICE?
A
mudança para o trabalho remoto forçado provocou alterações na forma como a
comunicação deve ser feita nas empresas e na maneira como as tarefas são
executadas. Mesmo durante a situação de pandemia que vivemos, as empresas devem
continuar mantendo o desempenho e cumprindo as metas determinadas para cada
setor. O maior desafio dos líderes é manter esse resultado, mesmo com a equipe
distante fisicamente.
Se
você é gerente, coordenador, gestor, CEO ou está em um cargo de liderança,
certamente vai querer ler este artigo.
O que um
líder pode fazer para que sua equipe renda o mesmo ou até mais durante a
pandemia?
O comportamento do líder é essencial para manter a
motivação e a produtividade da equipe no home
office. Para esse momento, em que grande parte dos colaboradores de muitas
empresas foram deslocados para trabalho remoto, criar/ter/reinventar
estratégias de estímulo e manter um acompanhamento, realmente interessado no bem-estar
das pessoas, são essenciais para o bom resultado do time.
Alguns pontos são fundamentais para atingir as metas e
garantir a produtividade, estimulando o crescimento pessoal e profissional dos
colaboradores:
- Organização
O líder deve começar se organizando, decidindo quais serão
os novos procedimentos adotados e quais ferramentas utilizará para se comunicar
com os seus liderados (quanto menos, melhor). Isso causará menos estresse e
confusão aos colaboradores, que também podem ajudar nessas decisões, fazendo
com que se sintam parte do todo.
É importante manter os treinamentos, que podem ser através
de vídeos, conversas online ou materiais escritos. Mantenha-se sempre
informado e repasse as informações que sejam pertinentes aos colaboradores,
como informativos e novas diretrizes da empresa; elas serão muito importantes e
os estimularão, fazendo com que se sintam valorizados.
Estipule prazos, meça resultados e sempre que o trabalho
for executado, dê feedbacks, sejam
eles positivos ou negativos.
- Prioridades
Passe ao colaborador quais são as prioridades da empresa
no momento, para que os serviços sejam entregues na ordem certa.
Por exemplo: Se a empresa hoje precisa focar em vendas online,
toda decisão deve ser tomada para que esse objetivo seja atingido.
Isso vale também para os projetos em que os colaboradores
estão envolvidos. Uma comunicação objetiva, metas e prazos de realização de cada
atividade, dão ao colaborador a sensação de ordem em relação ao que deve ser
desenvolvido e entregue.
A comunicação clara entre as equipes, a transparência dos
objetivos maiores e da necessidade do trabalho da equipe são elementos importantes
para o engajamento de todos em relação ao trabalho.
- Relacionamento
É dever do líder também manter uma convivência saudável
com os funcionários, mesmo estando longe.
A remuneração é um elemento importante, é claro, mas um relacionamento
saudável mantém os colaboradores mais motivados para exercer suas atividades
com excelência. Estimular a cooperação entre a equipe faz com que o trabalho
flua melhor. Crie algumas atividades que possam ser feitas em conjunto, isso vai
garantir uma aproximação do time.
Muitas empresas estão adotando o “Home Happy Hour”, onde
ligam as câmeras ao final de um dia de expediente (normalmente na quinta ou sexta)
e batem um papo descontraído sobre coisas cotidianas e até pessoais.
- Desenvolvimento
É importante enviar aos colaboradores, individualmente,
materiais que sirvam para evoluir intelectualmente, indicando livros, vídeos, podcasts que sejam relevantes para cada
um deles, respeitando as suas particularidades.
Podem ser conteúdos que façam com que eles enfrentem seus
pontos fracos, atinjam suas potencialidades ou melhorem seu foco. Aulas de
meditação, cursos ou uma mentoria de direcionamento de carreira, por exemplo,
podem ajudar na melhora de produtividade, engajamento ou mesmo de
especialização de um membro da equipe.
- Senso de responsabilidade
É extremamente importante que todos entendam porquê
determinado trabalho está sendo executado e qual a importância da atividade de
cada colaborador para a equipe.
Uma pessoa consciente de suas responsabilidades no momento
pelo qual a empresa está passando e da necessidade do cumprimento de prazos e
metas estará muito mais motivada e focada nas atividades desenvolvidas pela
equipe.
O senso de responsabilidade é um dos grandes motivadores
do engajamento e da organização na execução de tarefas.
- Melhore o ambiente de trabalho, mesmo à distância.
Pergunte sempre sobre as condições de trabalho de cada
membro da equipe. Veja se é possível que eles tenham um espaço silencioso,
organizado e confortável. Disponibilize cadeiras de escritório para retirarem
na empresa para o home office, afinal
é obrigação da empresa disponibilizar condições favoráveis de trabalho para
seus colaboradores.
Respeitar as restrições de cada funcionário, que pode
estar passando por dificuldades em sua residência, é uma forma de conquistar o
respeito, o senso de responsabilidade e a motivação de toda a equipe.
- Estimule-os a manter hábitos saudáveis
Em uma situação de trabalho remoto forçado, como a que
estamos vivendo, incentivar hábitos saudáveis e que ajudem a manter a saúde
mental e física da equipe também é importante.
Como não estamos em um ambiente somente profissional,
algumas alterações nas práticas de trabalho tendem a acontecer. Por
exemplo: muitas vezes quando estão em
casa as pessoas se levantam mais vezes do que o normal, ora para pegar um
café, ora para ir ao banheiro. Esticar as pernas, dar uma alongada na cadeira e
fazer pequenos intervalos de cinco minutos é muito importante para o corpo e a
mente.
O líder pode passar uma lista com alguns exercícios
laborais que sejam feitos antes ou depois do expediente. Se achar que será
útil, podem até fazer atividades em grupo por vídeo.
O líder deve determinar horários de reuniões e estimular a
criação de uma rotina para a equipe; é importante ter horário de parada para o
almoço, por exemplo.
Da mesma forma, estabelecer o horário limite de trabalho é
imprescindível para que exista uma delimitação entre trabalho e vida pessoal e
permita que seus liderados desfrutem de lazer e do convívio com os seus
familiares.
Esses são exemplos de medidas simples que podem facilitar
o dia-a-dia das pessoas que estão trabalhando em casa e que criam um ambiente
de respeito, cooperação e responsabilidade.
Dicas finais:
Alguns dos nossos clientes nos
demandaram a construção de uma solução que os auxiliasse a melhorar a qualidade
da saúde emocional de seus colaboradores, especialmente nesse cenário de distanciamento
e relações virtuais
Para isso, propomos e executamos
para alguns deles encontros e fóruns em grupo para debate das angústias, medos
e ansiedades que afetam a vida das pessoas nesse momento. São sessões com 1 à 2
horas de duração, em intervalos quinzenais (ou mesmo intervenções pontuais) que
chamamos de “Encontros de Calibração Emocional”.
Nesses encontros abordamos temos
como “protagonismo”, “coragem”, “enfrentamento da realidade”, “gestão das
mudanças”, entre outros.
Outros parceiros nos pediram para
atuar de maneira mais personalizada, auxiliando pessoas que estão enfrentando
momentos ainda mais delicados em razão de todo o contexto estabelecido; nesse
caso, tivemos a oportunidades de realizar processos de “coaching de vida”, ou
seja, apoiar individualmente essas pessoas através de sessões semanais onde
oferecemos suporte emocional com técnicas e métodos tanto de coaching, quanto
de mentoria e até análise terapêutica.
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