COMO MANTER O DESEMPENHO E O DESENVOLVIMENTO DOS SEUS COLABORADORES NO HOME OFFICE?

A mudança para o trabalho remoto forçado provocou alterações na forma como a comunicação deve ser feita nas empresas e na maneira como as tarefas são executadas. Mesmo durante a situação de pandemia que vivemos, as empresas devem continuar mantendo o desempenho e cumprindo as metas determinadas para cada setor. O maior desafio dos líderes é manter esse resultado, mesmo com a equipe distante fisicamente.

 

Se você é gerente, coordenador, gestor, CEO ou está em um cargo de liderança, certamente vai querer ler este artigo.

 

O que um líder pode fazer para que sua equipe renda o mesmo ou até mais durante a pandemia?

 

O comportamento do líder é essencial para manter a motivação e a produtividade da equipe no home office. Para esse momento, em que grande parte dos colaboradores de muitas empresas foram deslocados para trabalho remoto, criar/ter/reinventar estratégias de estímulo e manter um acompanhamento, realmente interessado no bem-estar das pessoas, são essenciais para o bom resultado do time.

 

Alguns pontos são fundamentais para atingir as metas e garantir a produtividade, estimulando o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores:

 

  1. Organização

 

O líder deve começar se organizando, decidindo quais serão os novos procedimentos adotados e quais ferramentas utilizará para se comunicar com os seus liderados (quanto menos, melhor). Isso causará menos estresse e confusão aos colaboradores, que também podem ajudar nessas decisões, fazendo com que se sintam parte do todo.

 

É importante manter os treinamentos, que podem ser através de vídeos, conversas online ou materiais escritos. Mantenha-se sempre informado e repasse as informações que sejam pertinentes aos colaboradores, como informativos e novas diretrizes da empresa; elas serão muito importantes e os estimularão, fazendo com que se sintam valorizados.

Estipule prazos, meça resultados e sempre que o trabalho for executado, dê feedbacks, sejam eles positivos ou negativos.

 

  1. Prioridades

 

Passe ao colaborador quais são as prioridades da empresa no momento, para que os serviços sejam entregues na ordem certa. 

Por exemplo: Se a empresa hoje precisa focar em vendas online, toda decisão deve ser tomada para que esse objetivo seja atingido.

 

Isso vale também para os projetos em que os colaboradores estão envolvidos. Uma comunicação objetiva, metas e prazos de realização de cada atividade, dão ao colaborador a sensação de ordem em relação ao que deve ser desenvolvido e entregue.

A comunicação clara entre as equipes, a transparência dos objetivos maiores e da necessidade do trabalho da equipe são elementos importantes para o engajamento de todos em relação ao trabalho.

 

  1. Relacionamento

 

É dever do líder também manter uma convivência saudável com os funcionários, mesmo estando longe.

 

A remuneração é um elemento importante, é claro, mas um relacionamento saudável mantém os colaboradores mais motivados para exercer suas atividades com excelência. Estimular a cooperação entre a equipe faz com que o trabalho flua melhor. Crie algumas atividades que possam ser feitas em conjunto, isso vai garantir uma aproximação do time.

 

Muitas empresas estão adotando o “Home Happy Hour”, onde ligam as câmeras ao final de um dia de expediente (normalmente na quinta ou sexta) e batem um papo descontraído sobre coisas cotidianas e até pessoais.

 

  1. Desenvolvimento

 

É importante enviar aos colaboradores, individualmente, materiais que sirvam para evoluir intelectualmente, indicando livros, vídeos, podcasts que sejam relevantes para cada um deles, respeitando as suas particularidades.

 

Podem ser conteúdos que façam com que eles enfrentem seus pontos fracos, atinjam suas potencialidades ou melhorem seu foco. Aulas de meditação, cursos ou uma mentoria de direcionamento de carreira, por exemplo, podem ajudar na melhora de produtividade, engajamento ou mesmo de especialização de um membro da equipe.

 

  1. Senso de responsabilidade

 

É extremamente importante que todos entendam porquê determinado trabalho está sendo executado e qual a importância da atividade de cada colaborador para a equipe.

 

Uma pessoa consciente de suas responsabilidades no momento pelo qual a empresa está passando e da necessidade do cumprimento de prazos e metas estará muito mais motivada e focada nas atividades desenvolvidas pela equipe.

O senso de responsabilidade é um dos grandes motivadores do engajamento e da organização na execução de tarefas.

 

  1. Melhore o ambiente de trabalho, mesmo à distância.

 

Pergunte sempre sobre as condições de trabalho de cada membro da equipe. Veja se é possível que eles tenham um espaço silencioso, organizado e confortável. Disponibilize cadeiras de escritório para retirarem na empresa para o home office, afinal é obrigação da empresa disponibilizar condições favoráveis de trabalho para seus colaboradores.

 

Respeitar as restrições de cada funcionário, que pode estar passando por dificuldades em sua residência, é uma forma de conquistar o respeito, o senso de responsabilidade e a motivação de toda a equipe.

 

  1. Estimule-os a manter hábitos saudáveis

 

Em uma situação de trabalho remoto forçado, como a que estamos vivendo, incentivar hábitos saudáveis e que ajudem a manter a saúde mental e física da equipe também é importante.

 

Como não estamos em um ambiente somente profissional, algumas alterações nas práticas de trabalho tendem a acontecer. Por exemplo:  muitas vezes quando estão em casa as pessoas se levantam mais vezes do que o normal, ora para pegar um café, ora para ir ao banheiro. Esticar as pernas, dar uma alongada na cadeira e fazer pequenos intervalos de cinco minutos é muito importante para o corpo e a mente. 

 

O líder pode passar uma lista com alguns exercícios laborais que sejam feitos antes ou depois do expediente. Se achar que será útil, podem até fazer atividades em grupo por vídeo.

 

O líder deve determinar horários de reuniões e estimular a criação de uma rotina para a equipe; é importante ter horário de parada para o almoço, por exemplo.

 

Da mesma forma, estabelecer o horário limite de trabalho é imprescindível para que exista uma delimitação entre trabalho e vida pessoal e permita que seus liderados desfrutem de lazer e do convívio com os seus familiares.

 

Esses são exemplos de medidas simples que podem facilitar o dia-a-dia das pessoas que estão trabalhando em casa e que criam um ambiente de respeito, cooperação e responsabilidade.

 

Dicas finais:

 

Alguns dos nossos clientes nos demandaram a construção de uma solução que os auxiliasse a melhorar a qualidade da saúde emocional de seus colaboradores, especialmente nesse cenário de distanciamento e relações virtuais

 

Para isso, propomos e executamos para alguns deles encontros e fóruns em grupo para debate das angústias, medos e ansiedades que afetam a vida das pessoas nesse momento. São sessões com 1 à 2 horas de duração, em intervalos quinzenais (ou mesmo intervenções pontuais) que chamamos de “Encontros de Calibração Emocional”.

Nesses encontros abordamos temos como “protagonismo”, “coragem”, “enfrentamento da realidade”, “gestão das mudanças”, entre outros.

 

Outros parceiros nos pediram para atuar de maneira mais personalizada, auxiliando pessoas que estão enfrentando momentos ainda mais delicados em razão de todo o contexto estabelecido; nesse caso, tivemos a oportunidades de realizar processos de “coaching de vida”, ou seja, apoiar individualmente essas pessoas através de sessões semanais onde oferecemos suporte emocional com técnicas e métodos tanto de coaching, quanto de mentoria e até análise terapêutica.

 

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